Quero agradecer este livro a….

A minha irmã gosta de Blogs. Bom. Gosta de os partilhar comigo. Muito bom. Têm algum? Dúvida. De vez enquando cruzamos-nos por blogues que ela segue e que pertencem a pessoas que conheço. Excelente.

Agora o último Blog partilhado por ela têm algo curioso. Partilhou porque está escrito de uma forma fantástica e como trabalho num hotel, o mundo da restauração rodeia-me. Normal. Nome do Blog: “pssht…ó menina! Aventuras de uma empregada de mesa”, que vive em: http://psshtomenina.blogspot.com/ 

Quando comecei a ler o Blog, fez-se luz…um conheço esta pessoa!! Sei porque o Blog já é livro….

Chama-se Vera, e estudou na minha escola, jornalismo para ser mais exacta, e foi Presidente da A.E., sei porque lançou o livro com a ajuda e colaboração do nosso Prof. Carlos Pinto Coelho, foi à pouco tempo ao 5 para a meia noite falar do livro e já me tinham falado disso. Tudo isto muito bom até agora.
A parte menos boa, é que uma das nossas Directoras de Curso veio dizer que ela é um exemplo para todos nós, ex-alunos. Mas parece-me que uma aluna que terminou o curso à 6 anos, não consegui arranjar trabalho em lado nenhum a não ser como empregada de mesa, não seja um troféu de mérito, mas sim a arte de se desenrrascar. Um bom exemplo seria, se ela tivesse singrado como jornalista, se calhar a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes é uma escola de Hotelaria e Restauração com dotes literários e enganei-me….
 
That’s it.
 
Beijolas da Recepcionista que ainda não lançou nenhum livro, nunca se sabe, mas sempre gira,
 
Ana Rosa
Bons Cliques*

2 Responses to “Quero agradecer este livro a….”


  1. 1 vera Outubro 7, 2010 às 8:34 am

    Olá Ana Rosa
    obrigado pela referência ao meu blogue…
    gostava só de te esclarecer que eu, na verdade, hoje em dia não trabalho em jornaiismo porque não quero. Não querendo ser exemplo para ninguém , queria só que soubesses que sou empregada de mesa porque gosto, porque me apaixonei por isto e agora só quero abrir o meu restaurante. Sou desenrascada e consegui publicar um livro sem praticamente nenhum esforço, aconteceu. Acho que o exemplo que queria ser dado é que as coisas nem sempre acontecem como nós queremos e quando assim é temos de saber contornar e aproveitar a nossa sorte, quem sabe até gostamos. A ESTA não é uma escola de Hotelaria, mas é uma escola com bons professores que sempre me ensinaram a não me lamentar pelo que não aparece e a não ficar de braços cruzados. E apesar de ter tirado o curso já Há 6 anos e de não ser jornalista, acho que lá aprendi tudo o que precisava se quisesse ir por aí. Enfim, acho que a ideia era só essa. O mercado está saturado e às vezes ser derenrascado já é, por si só, merecedor de um troféu de mérito. Admiro o que alcancei hoje, como admiro os colegas que estão na TSF, no DN, na SIC ou no call-center da TMN, porque todos aprenderam a dar a volta por cima. A ESTA ensinou-me isto e tenho a certeza que a ti também. Beijinhos.

    • 2 A. Rosa Patrício Outubro 7, 2010 às 10:04 am

      Ola Vera.
      Bem, fico entusiasmada que tenhas vindo até a este meu cantinho. Obrigada.
      De facto a ESTA ensinou-nos muitas coisas, nela somos alunos e temos uma cara, não somos só mais um número entre muitos. Foram sem dúvida os 5 anos mais felizes da minha vida.
      Mas infelizmente acho que muito falta fazer. Eu não escolhi jornalismo, mas tal como tu, trabalho em contacto com a Restauração, nunca tinha trabalhado num Hotel e gosto bastante do que faço.
      No entanto, e é nessa prespectiva que quero que entendas o meu comenário, a ESTA não está a oferecer aos alunos ou ex-alunos a formação necessária para que triunfem. Ponto. 10 anos atrás era necessário formar jornalistas, o mercado precisava. Agora já não. Mas parece que se esqueceram de que existem outras áreas em que é preciso bons profissionais da comunicação. Custa-me imensamente ver que existem excelentes alunos que não têm trabalho que estão a vender casas ou a trabalhar em call-center’s como referiste.
      E sabes o que é ainda mais triste, cara Vera?
      É ligar para lá e perguntar: “E Então e Mestrados para nós já há??” Resposta: Não!
      “Então vou precisar do meu certificado de habilitações em Inglês porque vou concorrer para um trabalho/mestrado/oQueSeja no estrageiro…”
      Resposta no IPT: Ahh, mas isso já deveriam ter entregue no ano passado com suplemento ao diploma!!!
      Resposta da ESTA: ahh, ainda não temos nada disso…um mês antes de precisar disso ligue!!”
      Ao contrário de muitos, eu não me enganei no código da Faculdade quando concorri para a ESTA, eu sabia para onde ia e o que queria. Custa-me que as coisas estejam estagnadas e ninguém faça nada. Custa-me que colegas que trabalham à quase 10 anos em imprensa regional não sejam reconhecidos…nem pela nossa própria escola…enfim. Em breve vou até Abrantes e irei tentar ter uma conversa com a Directora do Curso, puxar pela agudez da coisa, para ver se fazem algo, se não é por nós, pelo menos pelos novos alunos.
      Mais uma vez parabéns pelo Blog e pelo Livro, espero que tenhas muito sucesso na tua vida e carreira e que me convides para a abertura do teu Restaurante! 🙂
      Beijinhos


Deixe uma Resposta

Visitaram

  • 46,497 pessoas

Flickr do mundo

Macro Monday 2017-06-25 (5D_32A9977-89)

Broken for Macro Mondays 26th June 2017

Smashed - HMM

broken

Mais fotos

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 2 outros seguidores

Oriente-se

Outubro 2010
D S T Q Q S S
« Jul   Nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

